“Em 2018, apenas 18% dos brasileiros diziam que tópicos como depressão e ansiedade eram fontes de inquietude.
Esse número subiu para 27% em 2019, 40% em 2021 e 49% em 2022 — um salto de 2,7 vezes num período de quatro anos.(…). O Brasil está entre aqueles em que a preocupação com a saúde mental atinge níveis mais altos.” g1 11/10/2022, acessado em 07/01/2023.
Mas entre se preocupar, e fazer algo há uma distância muito grande.
O preconceito, e a pouca atenção ao sofrimento psíquico, são as principais causas para que a saúde mental seja preterida.
O grau de sofrimento psíquico ao qual uma pessoa pode ser exposta sem que os danos a levem para quadros mais graves como psicoses, é muito pessoal e multifatorial.
A análise psicológica, facilitada por um Analista Junguiano (psicólogo ou psiquiatra especialista em Psicologia Profunda ou Complexa), é um recurso muito valioso, para a manutenção, prevenção ou restauração da saúde mental.
A Psicologia Analítica trabalha a partir de uma perspectiva simbólica, e considera os aspectos da psique objetiva, seu modus operandi e suas funções.
Para JUNG a origem da psicose poderia estar relacionada, entre outras coisas, ao desenvolvimento inadequado de uma função psicológica.
A perspectiva Junguiana reforça o mote da campanha Janeiro Branco que é “A VIDA PEDE EQUILÍBRIO”.
JUNG acreditava, também, que muitas vezes o ambiente influenciava o comportamento dos doentes.
O indivíduo e seu sofrimento psíquico é o foco da Análise Junguiana, em sua modalidade individual, mas a profunda compreensão do ambiente sócio-cultural, e os antecedentes históricos intergeracionais, também é considerada fundamental para diagnóstico e manejo adequados.
A atenção ao sofrimento mental deve ser sempre conduzida profissionalmente por um psicólogo ou psiquiatra, e o manejo clínico deve atender aos códigos de ética do psicólogo ou psiquiatra.
Gostou do post ? Conhece alguém que pode se beneficiar dele? Marque, reposte e compartilhe.
Eu sou Sandra Souza, Psicóloga Clínica, Analista em formação pelo IJUSP, Instituto Junguiano de São Paulo, filiado à International Association for Analytical Psychology (Zurique).